Blog

Você está preparado para o futuro da TI?

A história da TI está repleta de tecnologias inovadoras e impressionantes. Na década de 1960, computadores como o mainframe revolucionou a forma de como as empresas utilizavam a sua TI. Na década de 1980, processadores de texto e PCs automatizados começaram a fazer as  tarefas de escritório e as planilhas rendeu novos insights sobre as melhores práticas de negócios. Começando na década de 1990, a Internet e a mobilidade desencadeou uma corrente de mudanças que colocou o departamento de TI no centro do empreendimento. Sistemas corporativos poderosos e eficientes começaram a se tornar necessários.

Mas estes desenvolvimentos se tornaram obsoletos em comparação com a grande mudança que as organizações de TI hoje proporcionaram. A introdução de iPads e iPhones, mídias sociais, big data e computação em nuvem têm desencadeado mudanças profundas que excedem o impacto de cada um destes dispositivos ou sistemas por si só. O impacto dessas tecnologias está redefinindo a maneira de como as organizações e as pessoas interagem. Também está revolucionando a forma de como as empresas dominam os dados, informações e conhecimentos e de como coloca-los em prática. O departamento de TI está passando por uma transformação notável.

As organizações de TI estão se adaptando e irão evoluir como nunca antes. Ao longo dos próximos anos, o papel da TI irá mudar à medida que o consumo de TI avança e a computação em nuvem oferecem maneiras mais poderosas para gerenciar tudo, desde a infra-estrutura para aplicações empresariais.

O que é a organização do futuro da TI? Oque os gerentes e outros executivos seniores de TI podem fazer para se preparar para papéis fundamentalmente diferentes? E o que é necessário para alcançar a terra prometida de um departamento do futuro da TI mais estratégico? Não há respostas fáceis, mas uma coisa é perfeitamente clara: falar sobre inovação, agilidade e flexibilidade não vai fazer o trabalho. CIOs devem ter uma compreensão mais profunda e intrínseca de como navegar neste admirável mundo novo. É um lugar onde a tecnologia da informação esta em tudo e em todos o tempo todo.

Reinventando a roda

Ao longo do último meio século, os computadores tornaram-se infinitamente mais poderosos, o software tem avançado e dispositivos móveis têm colocado as informações na frente de clientes e funcionários o que forneceu-lhes ferramentas poderosas. A enorme popularidade dos smartphones, tablets e outros hardwares e softwares móveis puxou o controle da TI.

Além do mais, muitos dos sistemas de TI do passado são muito caros e demasiado pesado para o ambiente empresarial de hoje. Esses sistemas estão sendo forçados a adotar modelos completamente diferentes e desempenhar um papel diferente como o modelo fundamental para as mudanças do futuro da TI.

O que isto significa para as estratégias de TI, abordagens e tecnologias que funcionaram bem no passado frequentemente devem ser atiradas no lixo digital. A empresa de hoje requer diferentes habilidades de liderança, abertura a novas ideias e inovação, e uma capacidade de se conectar na TI de pontos e em formas radicalmente diferentes. Ela também requer novos métodos de governança. A tarefa não é simplesmente alinhar a TI com o negócio, é para conduzir a integração e compartilhamento de dados em toda a empresa.

Mobilidade está no centro desta tendência. “As pessoas esperam para realizar tarefas em seus dispositivos móveis. Além disso, o preço por não entregar uma boa experiência do usuário é extraordinariamente alto. A ascensão das mídias sociais tem se inclinado a estrutura de poder claramente para o consumidor.

Dentro deste ambiente, a agilidade é o sol em torno do qual todos os planetas giram. As organizações de TI devem eliminar as barreiras de escala e encontrar maneiras de construir uma infra-estrutura que pode se adaptar e evoluir rapidamente. Além disso, deve-se encontrar maneiras de conectar sistemas legados – incluindo mainframes, sistemas de armazenamento e bancos de dados – em uma pilha de infra-estrutura que pode fornecer a elasticidade necessária para aplicações de tablet e smartphone, análise de mídia social, serviços baseados em localização, e uma disposição de outras ferramentas e funcionalidades.

Consequentemente, um número crescente de organizações estão procurando a migrar para novos conjuntos de habilidades de TI. Na maioria dos casos terceirizar os serviços de infra-estrutura da empresa para uma empresa que é especializada em TI está sendo a melhor opção.

Uma nova organização do futuro da TI

Empresas especializadas em TI prevê a organização de TI de 2020 como pouco parecida com o ambiente de hoje. Ferramentas e tecnologias poderosas e fáceis de serem adquiridas, dará início a uma era de negócios auto-suficiente. Gestores com experiência em tecnologia, cada vez mais irão controlar e provisionar seus próprios serviços e soluções. Os departamentos de TI, como resultado, será tipicamente menor, mais enxuto e mais estratégica. 

 


Você e sua empresa estão prontos para isso? O futuro da TI não espera!

Se deseja continuar recebendo conteúdo de qualidade ou contratar serviços especializados de TI, entre em contato com nós! CLIQUE AQUI.

 

Post a Comment