Blog

tecnologia mesh wifi

Tecnologia mesh, o Wi-Fi do futuro para empresas

Primeiro precisamos saber que a tecnologia mesh, ou rede mesh como é conhecida, é uma alternativa ao protocolo padrão das conexões de rede via cabo ou infraestrutura wireless. Apesar de ainda ser pouco conhecida, esta tecnologia promete ser o Wi-Fi do futuro.

Em termos mais técnicos, uma rede de infraestrutura é composta por um ponto de acesso, o Access Point (APs) e clientes. Quando estes desejam utilizar este ponto de acesso para se conectar a rede, na tecnologia comum eles ficam limitados a utilizar esta única opção, recebendo um sinal muita das vezes fraco.

Já uma rede mesh conta com diversos roteadores, chamados de “NÓS” que formam uma gigantesca rede, onde os clientes podem se conectar a opção mais próxima de uma única rede, sem ter que depender do ponto fonte da conexão. Esses nós da tecnologia mesh funcionam como um repetidor de sinal, onde os dados podem ser transferidos por diferentes caminhos. Existem redes que possuem mais de 100 mil usuários utilizando um único ponto, estando conectado através destes “nós”.

Tecnologia mesh, o Wi-Fi do futuro

Hoje antes de cumprimentar alguém quando chegamos a um local, pedimos a senha do Wi-Fi. Independente de ser em visita a familiares ou em idas a bares, restaurantes e outras opções. O número de dispositivos conectados em cada uma das redes está crescendo dia após dia e as empresas de telecomunicações já estão estudando implementar novas tecnologias que poderão integrar o atual sinal de Wi-Fi e até mesmo substituí-lo futuramente.

A importância da TI para a resolução de problemas em uma empresa

Mas a tecnologia que vem sendo avaliada, e dia após dia melhorada é algo que surgiu em 2016, na qual vem sendo chamada de tecnologia mesh. A capacidade de ampliação das conexões sem fio através desta opção é excelente, onde para espalhar o sinal com a mesma qualidade de quem está próximo ao roteador é algo bem promissor.

A tecnologia mesh ainda não está presente em boa parte das conexões pois é uma opção cara, mas em pouco tempo ela poderá se tornar a internet Wi-Fi do futuro, utilizada por boa parte da população mundial que está constantemente presente na internet das coisas.

Diferente de repetidores

Os aparelhos com tecnologia mesh são bem semelhantes a repetidores de sinal, porém a inteligência aplicada nesta tecnologia é muito maior, onde em alguns casos estão sendo implementadas até IA (Inteligência Artificial), para que o sinal seja espalhado de maneira mais eficaz.

Cada ponto do nó que citamos acima, serve como ponte do sinal de Wi-Fi, com uma banda igualmente a aparelhos próximos ao roteador principal. Algo que em repetidores o que acontece é apenas a distribuição do sinal unilateral do roteador, ficando mais fraco conforme a distância da fonte deste sinal.

O novo padrão de Wi-Fi em empresas de tecnologia

Fabricantes de smartphones, roteadores e até mesmo o Google vem investindo neste Wi-Fi do futuro. A tecnologia normalmente está atrelada a outras possibilidades, como a Samsung que lançou um aparelho com conexão mesh, dotado de inteligência artificial. Nele o aparelho direciona o fluxo de dados para outros dispositivos de uma residência ou empresa, que estejam necessitando de uma banda maior, privilegiando a conexão para esta opção.

Atualmente até lâmpadas contam com tecnologia wireless, onde através de aplicativos no celular é possível comandar a cor, intensidade e outras variações conforme o modelo. A tendência futura é que praticamente todos os dispositivos em uma empresa ou residência, tenham uma central onde todas as opções podem ser comandadas com apenas um toque.

Google WiFi

A Google lançou um aparelho conhecido como Google Wi-Fi, que através de um app para smartphone é possível administrar todos os detalhes da conexão. O aparelho pode operar em 2,4GHz ou 5GHz, fazendo parte do padrão 802.11s, que possibilita a comunicação de diversos “roteadores” (aparelhos com tecnologia mesh) melhorando todo o sinal como se fosse uma única rede. O aparelho conta com um processador ARM de 4 núcleos a um clock de 710MHz, além de 512mb de RAM e armazenamento de 4gb. É um poderoso aparelho, porém seus valores ainda estão acima dos US$ 200.

A Tecnologia mesh para empresas

Esta tecnologia além de garantir o envio de dados a uma capacidade que beira o 100% para todos os dispositivos de uma empresa, desde que existam outros aparelhos com esta tecnologia em todo o ambiente, também permite o controle de diversos recursos remotamente.

Com ela as empresas poderão ter um controle maior sobre as ações exercidas no ambiente, direcionar melhor a conexão de dados para dispositivos que realmente estejam precisando e também facilitando o trabalho dos profissionais de TI, onde com uma aplicação específica pode solucionar problemas sem ter que dedicar muito tempo a ele.

É claro que ainda estamos no começo desta tecnologia, mas o Wi-Fi do futuro está apenas começando.