Blog

economizando na ti

Orçamento de TI: Conheça maneiras para economizar!

Como as pequenas e médias empresas dependem cada vez mais da tecnologia, muitas vezes elas se perguntam, como vou economizar no meu orçamento de TI?. A cada dia que passa aumenta a necessidade de investimentos em tecnologia. Isso não é uma coisa ruim se você conseguir crescer com a tecnologia. Em outras palavras, é positivo o investimento, afinal você ganhará maior solidez, e ainda seus processos ficarão mais enxutos, a mão de obra pode ser alinhada para fazer outras tarefas, pois a tecnologia vai trabalhar pra você, com esse investimento você sai na frente de seus concorrentes. Mas estamos aqui para falar de economizar com a TI não é mesmo? Sim, porém a economia começa já nos projetos de implementação.

Porém, quanto de investimento a empresa necessita? Quanto eu vou gastar para manter a tecnologia na empresa? Estou dentro do Orçamento de TI?

Confira as dicas para economizar no seu Orçamento de TI

Cupons de desconto

Como você organiza seus cupons de descontos? Parece uma coisa simples, porém, somos bombardeados com promoções e cupons todos os dias na internet. Mas e se não é aquele momento que vou comprar, como armazenar? Um bloco de notas pode resolver os problemas, coloque lá todos os cupons que você for acumulando. Afinal 10% de uma compra de 100 reais pode não ser tão atrativa, mas 10% de uma compra de 10000 já começa a fazer uma grande diferença na economia com a sua TI.

Sempre um passo a frente da tecnologia atual

Pense lá na frente, não devemos comprar qualquer tecnologia atual, devemos comprar aquela tecnologia que é visada para o ano que vem, ou para daqui dois anos. Como assim? Simples, se eu costumo a comprar um computador que roda meu sistema operacional atual, e meus sistemas atuais, qualquer upgrade nessas ferramentas podem fazer que meu parque de máquinas fique ultrapassado e lerdo. Na grande maioria dos casos os Gerentes de TI optam pela compra desses computadores com configurações minimas para rodar os sistemas, por 100 a 200 reais de diferença no valor do produto, mas esquecem que com a aquisição de um produto melhor, a vida útil compensa muito mais.

Ficar ligado nas quedas de preços

Muitos fornecedores possuem o email marketing, que é responsável por avisar das promoções e das quedas de preço, então vale a pena assinar essas newsletters e acompanhar. Para compras em dólar, sempre bom olhar como está o mercado, e verificar a melhor hora para se comprar, com a cotação mais em conta. Ter paciência na hora de adquirir esses produtos é essencial.

Ferramentas pagas x Ferramentas Free

Os orçamentos de TI são sempre carregados de ferramentas pagas, desde marketing até o usuário final solicitam essas ferramentas, mas uma análise rápida vemos que hoje existem diversas desses aplicativos e softwares free, apenas com nomes e aparência diferente. Utilizando ferramentas free o custo da sua TI pode diminuir drasticamente.

Entender sobre tecnologia

Quais os blogs de tecnologia que você acompanha? Estar ligado nas tecnologia e tendências de TI é essencial para não gastar dinheiro, afinal você não irá comprar uma tecnologia que sabe que irá virar obsoleta em um ou dois anos. Na área da TI as prestadoras de serviços estão sempre ligadas no que tem de melhor no mercado, e implementam em seus clientes, raramente ocorre algum problema, e por isso as prestadoras de serviços em TI vem crescendo de maneira forte.

Fechando parcerias

O grande diferencial hoje das empresas em relação a preços são as parcerias, cada vez mais quem tem um bom contato consegue um preço melhor. E as parcerias ajudam na hora de negociar, afinal você sempre consegue um preço melhor para um parceiro seu.

Maneiras sustentáveis 

O orçamento de TI “engorda” quando deixamos de usá-lo, devemos levar em consideração quando ele é ou não utilizado. Por exemplo, se utilizamos uma ferramenta pra fazer uma reunião, quanto essa ferramenta me economizou ao invés de uma viagem? Parece uma coisa tão simples, mas diversas empresas ainda insistem em fazer viagens para reuniões sem tanta importância. Economia de energia, projetos de redução de custo de energia é essencial em um ambiente onde existe muita tecnologia, afinal a tecnologia está sendo movida através da energia, então o combustível da tecnologia deve ser analisado também!


 

Trabalhar com o orçamento de TI pode ser uma tarefa difícil, porém se os detalhes forem levados em consideração, essa carga é reduzida consideravelmente.

Precisa de ajuda para diminuir seus custos de TI? Fale com a Encript! Somos especialistas nisso.

 

Post a Comment