Blog

Computador com vírus? Chega de sofrer com esse mal!

Se o seu PC ou notebook está lento ou janelas estranhas continuam surgindo à medida que navega, o seu computador pode muito bem ter sido infectado por um vírus, spyware ou um dos inumeráveis outros tipos de malware que proliferam na web. Computador com vírus além de deixar lento o sistema pode roubar suas informações.
Nós preparamos dicas de como remover um malware e como se prevenir deles. Como limpar o seu PC após a infecção por um vírus ou spyware. Vamos começar, no entanto, dando-lhe alguns conselhos rápidos e básicos de prevenção.

Como remover um vírus: Prevenção

Verifique agora: você tem um antivírus instalado com proteção web. Isso é o mínimo que você precisa em seu pc. A maneira mais fácil de obter essa segurança em seu PC é a compra de um pacote de segurança de internet ou achando as opções de graça, que não tem todas as funcionalidades das pagas mas que possibilitam seu computador com vírus, ser “limpado” e/ou evitado de futuras infecções.

Aliás, se você já tem software de segurança e você ainda acha que está infectado, simples, execute uma varredura, é um bom primeiro passo, mas é provável que não vai resolver o seu problema. Uma vez instalado qualquer malware que se preze será capaz de desativar seu antivírus. (Software de segurança, em maior ou menor grau, impede a infecção, mas se o seu software de segurança já falhou, é improvável que sozinho ele será capaz de resolver o problema. Lembre-se, nenhum programa de antivírus pode detectar 100 por cento dos milhões de tipos de malwares e variantes , sobretudo tendo em conta o fato de que literalmente milhares de novas ameaças surgem a cada dia.)

Muitas vezes restaurar o sistema pode ser uma opção, porém o computador com vírus pode estar a frente disso, e mesmo restaurando ele continuará lá.

Supondo que você está infectado vamos aos seguintes passos:

 Como remover um vírus: 1 – Entre pelo modo seguro

Você precisa desligar o seu PC ou notebook da internet. Desconectar quaisquer pontos de conexões de internet do seu computador, como Wifi ou cabo. Agora é a hora de inicializar no modo de segurança do Windows. Ele permitirá que você use seu PC sem que ocorra mais danos, e deve ajudá-lo a descobrir qual é o problema. Malwares não serão executados no modo de segurança.
Para inicializar no modo de segurança do Windows no Windows 7, Windows Vista ou Windows XP, primeiro desligue o PC. Ligue o seu PC e, logo que você vê qualquer coisa na tela, pressione a tecla F8 repetidamente. Você não verá o menu Opções de inicialização avançada. Selecione Modo de Segurança com Rede e pressione Enter.
Windows 8 e Windows 10 são um pouco diferentes. Windows 8 e Windows 10 iniciam rapidamente por isso não há tempo suficiente para pressionar F8. Para o Windows 8 e Windows 10, a tela de login do Windows, basta escolher reiniciar e mantenha pressionada a tecla Shift. Você vai chegar às janelas com opções para solucionar problemas do seu sistema a partir do qual você pode selecionar para inicializar no modo de segurança.
É claro que a maioria das pessoas que precisam de modo de segurança já terá um problema com o seu PC. Se você já estiver conectado e pode ver apenas uma tela preta, pressione CTRL, ALT, DEL para abrir a tela de seleção e escolha o logout, reiniciar. Em seguida, mantenha pressionada a tecla Shift e você será levado para a janela através da qual você pode escolher o modo de segurança.

Como remover um vírus: 2 – excluir os arquivos temporários

Este passo não é tão importante, mas pode ajudar. Exclusão de arquivos temporários irá acelerar a verificação de vírus, espaço livre em disco e pode até mesmo apagar malwares. Selecione Iniciar, Todos os Programas (ou apenas os programas), Acessórios, Ferramentas do Sistema, Limpeza de disco. E selecione excluir os arquivos temporários.

Como remover um vírus: 3 – Antivirus

Se você têm um antivírus instalado e ele não identificou o vírus, é necessário procurar outro antivírus para fazer o serviço. Então, agora nós estamos indo para usar um scanner on-demand, que procura por infecções de malware apenas quando você abre o programa manualmente e executa uma varredura. A vantagem aqui é que você pode executar um scanner on-demand ao lado do software de segurança em tempo real.
Para começar, se reconectar à web para que você pode baixar, instalar e atualizar o antivírus; mas depois de atualizar ou baixar um novo antivírus deve ser retirado da o computador da internet. Para ser totalmente seguro o melhor processo é baixar um antivírus em outro computador, salve-o em uma unidade  USB (cuidado com os vírus que se alojam em pendrives).
Depois de baixar o antivirus, execute o arquivo de instalação e siga o assistente para instalar o programa no computador com vírus. Uma vez instalado, o antivírus vai verificar se há atualizações.

Embora os antivírus ofereçam a opção completa-scan, recomenda-se que deve  executar a verificação rápida primeiro, pois a varredura geralmente encontra as infecções. Dependendo do seu computador, a verificação rápida pode levar de 5 a 20 minutos, enquanto que a verificação completa pode levar de 30 a 120 minutos ou mais.
Se a varredura rápida não encontrar qualquer infecção, ele irá mostrar-lhe um arquivo de texto contendo os resultados da verificação. Se você ainda acha que o computador está com vírus, considere executar uma varredura completa. Se o antivírus encontrar infecções, o seu antivírus irá te avisar e te informará o que de deve ser feito com o computador com vírus.

Como remover um vírus de: 4- Usar um dispositivo de remoção de vírus

Esta etapa exige que você desembolsar algum dinheiro. Mas vai valer a pena se você testou diversos antivírus  e ainda o computador com vírus não deu sinal de melhoras.

Tente usar um “stick USB inicializável” com software pré-instalado, isso é uma boa maneira de fazer uma varredura e limpeza de seu PC sem ser online. Para criar um você só necessita baixar e instalar um pacote de software de segurança em um disco USB.

computadorcomvirus

 

Como remover um vírus :  5 – Após elimina-los 

Computador com vírus nunca mais? Vamos com calma, ainda temos os navegadores, que deve estar com aqueles motores de busca padrão e indesejáveis, restaure todos os seus navegadores, e caso mesmo assim eles não “queiram sair” existe algumas ferramentas para download que faz isso por você.

Cuida sempre ao baixar qualquer arquivo, e clicar em e-mails que você não tenha certeza da origem. E se o seu computador começar a ficar lento, provavelmente você tem um computador com vírus.

 


 

Chega de computador com vírus? Recebe nossas dicas preenchendo o formulário de contato AQUI.

Post a Comment