Blog

previsoes tecnologicas proximos anos

4 tendências tecnológicas que irá mudar o futuro de sua empresa

Qualquer empresa, independentemente de seu ramo, deve sempre estar ligado nas inovações e tendências tecnológicas, pois as vezes uma mínima mudança antes de abranger todo o mercado, pode significar o sucesso de toda a operação. As empresas estão sempre em busca de um aumento na produção, melhorias na área de segurança, execução de seus processos, corte de gastos e tudo que através de alguma implementação tecnológica, possa oferecer.

Por isso indicamos que as principais tendências do mercado seja avaliada por profissionais competentes, como é o caso da Encript. Em nossa empresa, você não precisa se preocupar com nada, todas as inovações do mercado são repassadas, desde que comprovada a sua eficácia, para os responsáveis pela contratação do projeto.

E para que você possa ter ao menos uma noção do que está se tornando tendência no mercado tecnológico, hoje estaremos abordando 4 temas, é claro de forma bem resumida, pois são assuntos complexos, mas que logo serão comentados por todos.

No que está baseado as tendências para os próximos anos?

Toda a tendência tecnológica dos próximos anos estará baseada em soluções como o blockchain, a famosa inteligência artificial, que a cada dia se torna uma realidade mais palpável e com diversas aplicações e também os derivados do termo “Internet das Coisas”.

Algumas destas tendências tem um potencial gigantesco de transformar a rotina de uma empresa e também todo o dia a dia dos funcionários, patrões e dos cidadãos “comuns”. O certo é, que querendo ou não, é bem provável que você e seu ramo comercial tenha que adaptar toda a forma de trabalho, para não se tornar obsoleto.

4 tendências tecnológicas que irá mudar o futuro de sua empresa

Entre essas inovações tecnológicas estão temas como:

  • Criptografia em malhas (treliças)
  • Computadores considerados “quânticos” a preços mais acessíveis
  • Inteligência artificial “pura”
  • Blockchain e Cripto âncoras

  • Criptografia em malhas (treliças)

A criptografia em malhas, conhecida também como criptografia em treliças é uma inovação específica para a área de segurança, cuja sua principal funcionalidade é bloquear boa parte do roubo de informações por conta dos hackers. É claro que sempre haverá brechas, nenhum sistema é considerado 100% imune, porém a evolução desta área criptográfica, ira diminuir a incidência de erros.

Hoje a criptografia apenas protege os dados quando estão transitando na grande rede mundial de computadores, mas se tratando de proteção de armazenamento, ela deixa um pouco a desejar. As tecnologias mais avançadas podem e quando aperfeiçoadas, poderão esconder os dados em estruturas de álgebra altamente elaboradas, criando um novo protocolo de segurança. Essa tecnologia funciona como uma malha de resistência, dificultando ainda mais os problemas ligados a ataques por hackers em um futuro não muito distante.

  • Computadores considerados “quânticos” a preços mais acessíveis

Computação a cada semana que passa tem seus hardwares como obsoletos. O qua antigamente era necessário um prédio para armazenar 128mb de informação, hoje podemos armazenar 2tb em um pendrive. E neste mesmo conceito, podemos esperar que os atuais considerados computadores “quânticos”, com capacidade de processamento extremamente elevada, podem se tornar mais acessíveis para as empresas.

Atualmente as empresas utilizam computadores potentes, mas não tão a ponto de resolver opções mais complexas, como simulações químicas, escalonamento exponencial, otimização de produção com a inserção de apenas alguns dados e outras opções somente solucionadas por computação quântica.

Favorecendo a inovação com Cloud Computing

Os computadores deste nível são capazes de processar informações através de alguns princípios de mecânica quântica. Hoje apenas alguns governos de países desenvolvidos e com uma grande economia tem acesso a essa tecnologia, agora você já pensou um desse em sua empresa? Em laboratórios? Em outras áreas que podem sim influenciar a sua empresa mesmo que ela não tenha um?

A tendência é que nos próximos anos estas opções estejam mais acessíveis, fazendo parte da rotina das principais empresas do país.

  • Inteligência artificial “pura”

O que temos hoje é uma inteligência artificial rica em instruções humanas, o que acaba tornando a tecnologia sujeita a tendências boas e ruins do pensamento humano. Com esse raciocínio baseado naquele a quem o criou, os dados não são concretos do ponto de vista das máquinas, sempre apresentando resultados com base nos algoritmos.

Com a evolução da tecnologia nos próximos anos, os conflitos gerados no aprendizado da inteligência artificial será cada vez menor, onde a função do sistema em guiar as decisões humanas e até mesmo de onde elas forem empregadas, será livre de pontos com tendências ideológicas, raciais e também de gêneros.

Essa tecnologia tende a cada vez mais impactar a vida dentro do ambiente de trabalho, criando novas oportunidades e também aposentando outras tecnologias e aplicações.

  • Blockchain e Cripto âncoras

O crescimento dos últimos anos destas duas tecnologias, conhecidas como Blockchain e Cripto âncoras, fará com que ambas possam trabalhar em sintonia nos próximos anos, garantindo uma total autenticidade na cadeia de produtos oferecidos hoje no mercado nacional e internacional.

Todas as informações do sistema de blockchain poderá ser incluso nos produtos, onde através de sensores, tintas especiais, nano e micro computadores, toda criptografia empregada no produto poderá comprovar a sua autenticidade, quais foram as condições de transporte, se tudo está ok para o uso, por onde foram feitos o transbordo e outras informações.

Nos dias atuais é um grande desafio para a indústria rastrear os produtos e identificar se algo é ou não original. Muitos países contam com medicamentos falsificados, que são distribuídos aos pacientes, onde por não possuir a quantidade necessária de componentes químicos benéficos para a saúde, fazem com que o tratamento seja praticamente inútil.

A implementação desta tecnologia na linha de produção, irá garantir ao consumidor que ele realmente está pagando por algo original, com procedência e manutenção comprovada. Isso trará além dos benefícios para aqueles que adquirem os produtos, também benefícios para aqueles que fazem a comercialização, pois estamos em um período onde a exigência por qualidade está cada vez maior.

Conclusão

É claro que estas são apenas 4 das milhares de opções que podem mudar totalmente a forma como trabalhamos hoje e como as empresas podem funcionar, mas acreditamos que estas estejam entre as principais e que com certeza irá causar um grande impacto para as empresas do mundo todo.

Gostou? Tem mais no Blog da Encript.